Desmentindo Fake News 01.08.2020 - Sábado

  • 04/08/2020
  • 0 Comentário(s)

Desmentindo Fake News 01.08.2020 - Sábado

#ÉFAKE que usar álcool para higienizar a chave do carro causa incêndio na ignição

Neste período de pandemia, o que estamos vendo são pessoas com cuidados redobrados com a higienização, principalmente pra quem tem veículo, e a desinformação que iremos tratar agora pra você é sobre a utilização de álcool líquido ou em gel 70%.

Bom, as chaves podem armazenar sujeira, bactérias e até o novo coronavirus, por conta disso que são importantes os cuidados e limpar bem o veículo com produtos adequados (álcool 70%, sabão neutro ou desinfetante automotivo) A fake news teria ocorrido a partir de um incêndio em Belém (PA), após uma pessoa limpar as chaves do carro com álcool em gel, e ainda segundo o texto, o acidente teria ocorrido, porque ao colocar a chave na ignição, o veiculo teria gerado uma faísca e começado um incêndio de grandes proporções. Este alerta acabou viralizando nas redes.
Para desmentir, o álcool é uma substancia altamente volátil, isto é, ela consegue passar do estado liquido para o gasoso de forma bastante rápido. Nesse sentido, o álcool consegue evaporar rápido, muito dificilmente restando em quantidade suficiente na chave para causar um incêndio. Segundo uma reportagem sobre o ocorrido em Belém, um morador chamou o Corpo de Bombeiros após perceber que alguns carros estavam pegando fogo na garagem. Isso já elimina por completo a desinformação que foi propagada. Se uma pessoa tivesse tentando ligar o carro e percebido o fogo, certamente o morador teria ligado de forma imediata para as autoridades responsáveis.
Portanto, é fake que a higienização de chaves de veículos causa incêndio.

#Verificamos: É golpe sorteio de vale cartão das Lojas Americanas ‘para ajudar na pandemia’

Circula no Facebook que as Lojas Americanas estão sorteando um vale cartão de R$ 5 mil para ajudar na luta contra a pandemia da Covid-19. Para ganhar, o usuário precisa comentar na publicação um número de 1 a 999, de sua escolha, e clicar em um link em seguida para verificar se conseguiu o prêmio.

“Entramos na luta contra a Covid-19 e será 7 dias de sorteio! Abra a live e participe! Clicar aqui para ver se ganhou!” A informação analisada pela Lupa é falsa. Por meio de nota , a assessoria das Lojas Americanas informou que a promoção não está sendo realizada pela empresa. “A publicação em questão é falsa”, diz. Além disso, a conta oficial das Lojas Americanas no Facebook é outra. Não há na página nenhuma promoção semelhante.
A publicação que circula nas redes sociais é um golpe para roubar informações sigilosas de usuários como dados bancários e senhas. Após comentar, o usuário recebe uma mensagem da página. Essas mensagens direcionam para uma versão falsa do Facebook, na qual o usuário é encorajado a colocar sua senha e seu login. Assim, esses dados são roubados.

#ÉFAKE que o Governo da Argentina bloqueou todas as contas bancárias do país

O Boato foi o seguinte “O Governo da Argentina bloqueou todas as contas bancárias do país. A medida surge como parte da implantação do regime de comunismo na política local”.

Houve até outras fake news compartilhada nos aplicativos de mensagens sobre a Argentina, como aquele que dizia que as pessoas estão tendo que fazer fila na Argentina para comprar três ovos cada (mentira), outro que supostamente a Argentina não existe mais porque virou a China Comunista (mentira também), ou ainda, uma história que denunciava que o país teria confiscado os carros dos cidadãos e causado uma serie de protestos por lá, (todos desmentidos pela agência de checagem a boatos.org)
E para desmentir mais uma agora sobre estas supostas contas bloqueadas, o que aconteceu foi que essa mensagem foi exagerada causando um superdimensionamento da mesma e colocando comunismo como causa. A verdade é que na Argentina, algumas contas, repito algumas contas de bancos digitais foram bloqueadas por atividades suspeitas de compra de dólares.
Essas movimentações incomuns estavam relacionadas a uma tentativa de lucro com uma brecha cambial, na qual, na prática, os correntistas usavam a cota de compra de dólares de terceiros, em troca de uma comissão, para aumentar os seus estoques e exceder o limite de 200 dólares permitido por pessoa e por mês. Logo, ao perceber as transações, os bancos bloquearam as contas com moeda eletrônica estadunidense desses clientes até que as operações identificadas como suspeitas fossem justificadas.
Portanto, é falso dizer que o Governo da Argentina bloqueou todas as contas bancárias por causa do comunismo, a verdade é que algumas contas de bancos digitais foram bloqueadas por causa de atividades suspeitas de compra de dólares.

#Verificamos: É falso que hidroxicloroquina, defendida em vídeo por médica nos EUA, funcione contra Covid-19

Circula pelas redes sociais o vídeo com um depoimento de uma médica chamada Stella Immanuel em frente à Suprema Corte, em Washington, nos Estados Unidos. Cercada por outros médicos, ela defende na gravação o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. No depoimento, Immanuel diz que a cura da doença consiste em usar o remédio em conjunto com zinco e zithromax (azitromicina).

Esse vírus tem cura e se chama hidroxicloroquina, zinco e zithromax (azitromicina)”
A afirmação da médica Stella Immanuel analisada pela Lupa é falsa. Não há cura para a Covid-19. Estudos científicos feitos com centenas de pacientes concluíram que a hidroxicloroquina não funciona contra a doença, sozinha ou em combinação com outras drogas. Essas pesquisas adotaram uma metodologia rigorosa para testar a eficácia do medicamento, que consiste no uso de três técnicas principais: randomização (ou seja, a escolha aleatória dos participantes que vão tomar o remédio), grupo controle (que não recebe a droga) e duplo-cego (quando não se revela aos envolvidos qual parte dos pacientes recebeu placebo e qual parcela foi, de fato, medicada).

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes