Implantação da Linha 5G no Brasil
- 27/11/2020
- 0 Comentário(s)

"pode ser uma questão muito sensível", diz especialista.
Leilão das frequências só ocorrerá em 2021. No entanto, empresas já utilizam um modelo parecido com o 5G. Cobertura completa:
Ricardo Augusto de Carvalho, analista de Tecnologia da Informação, disse em entrevista ao repórter Felipe Tavares, que a implantação da Rede 5G no Brasil, “pode ser uma questão muito sensível”. Sabe-se que essa inovação é de extrema importância para o país e ao mesmo tempo favorecerá as empresas que adquirirem este sistema, por conseguinte, o assunto é motivo de fatores políticos, econômico, ambiental e social entre as organizações responsáveis.
Você já pensou em andar num carro autônomo ou poder programar a sua máquina de lavar por meio do smartphone? Pois bem, esse é o mundo da Internet das Coisas, um conceito que define ampla conexão, com mais agilidade nas informações. Já pensou no automóvel conversando com você? São tecnologias que serão apresentadas com a vinda do 5G no Brasil, com agilidade e segurança nos afazeres domésticos e profissionais.
A cobertura da linha será de difícil acesso a aparelhos celulares remotos, favorecendo as classes mais privilegiadas. Segundo pesquisas do analista Ricardo Augusto, a empresa Claro já ativou sua rede 5G DSS, um compartilhamento dinâmico das redes 3G e 4G, isso significa que o 5G utilizado hoje no Brasil não é o efetivo, por isso a Claro cobriu em Julho deste ano, alguns bairros do Rio de Janeiro e em São Paulo.
Político
A Rede 5G é uma aliada a segurança pública, tornando eficientes os sistemas capazes de realizar leitura facial de diversas pessoas ao mesmo tempo e identificar alguém procurado pela polícia. Porém, traz consigo uma violação ao direito de privacidade, com muito mais informação com tamanha agilidade, podem agravar uma grande preocupação com a segurança das mensagens trocadas, portanto, ainda segundo o analista Ricardo, “os canais de comunicação escondidos serviriam para coleta em massa de dados e ataques cibernéticos”, frisou.
Econômico e Ambiental
Economicamente, desde o início da pandemia, as empresas tradicionais tiveram que se readequar a nova realidade de conexão, as redes sociais estão mais potencializadas e as empresas estão adotando o sistema online de distribuição. Em relação ao meio ambiente, a Tecnologia 5G impacta positivamente com os transmissores que exigem menos energia, com raio de alcance menor e altas taxas de frequência. Segundo o analista Ricardo Carvalho, “as redes 4G atuais operam em torno de 60hz. A rede 5G opera a partir dos 24Ghz.”
Social
A conexão da população está na palma da mão. Porém o 5G cria a possibilidade de chegar a áreas de difícil acesso como, a exemplo de áreas rurais e ilhas, não sendo mais necessária a criação da estrutura de fibra ótica nestes locais, alegou o analista de comunicação Akhnaton Nunes. Além disso, com a implantação oficial a partir do leilão das frequências em 2021, a população levará muito tempo em se adequar aos padrões futuros, muitos por causa da situação financeira em não poder adquirir um aparelho de última geração. Do mesmo jeito que as empresas já adotaram a utilização de máquinas substituindo o emprego e tomando lugar de pessoas.
Por Kaylan Anibal