Desmentindo Fake News

  • 06/07/2020
  • 3 Comentário(s)

Desmentindo Fake News

04.07.2020 - Sábado

#Desmentido: É falso que novo vírus da gripe encontrado em porcos na China se espalha pelo mundo

Circula pelas redes sociais um texto com a afirmação de que, como se não bastasse a Covid-19, um outro vírus da gripe provocou uma explosão de casos na China e já atinge outros países da Ásia e da Europa. A mensagem afirma ainda que humanos podem ser facilmente infectados pelo micro-organismo, o que poderia gerar uma nova pandemia.

Vamos destrinchar aqui:

  1. Outro vírus da gripe provocou uma explosão de casos na China
  2. Já atinge outros países da Ásia e da Europa
  3. Humanos podem ser facilmente infectados pelo micro-organismo, o que poderia gerar uma nova pandemia.

Segundo a Lupa, a agencia de checagem, essa informação é falsa. O texto que circula pelas redes sociais mistura duas notícias que circularam recentemente sobre dois diferentes tipos de vírus que afetam porcos. Com isso, cria uma situação alarmante, não confirmada pelos fatos.

Uma variante do H1N1, o G4 EA H1N1, causador da gripe suína, de fato foi encontrada na China. Segundo os cientistas, a cepa consegue infectar seres humanos a partir dos animais. O micro-organismo, no entanto, não se espalhou por outros países da Ásia e da Europa, depois de uma “explosão de casos na China”. Também não há evidências de que esse vírus cause uma doença letal.

A pesquisa afirma que 10,4% dos 338 trabalhadores testados em criações apresentaram anticorpos contra o vírus – ou seja, ele é capaz de infectar pessoas. De acordo com artigo publicado pelo virologista Ian M. Mackay, da Universidade de Queensland, na Austrália, para o site The Conversation, não foram achados, no entanto, sinais de contaminação de um humano para outro, nem evidências de que o G4 EA H1N1 causou mortes ou casos graves.

O vírus letal que tem atacado porcos na China é um micro-organismo da família Asfarviridae, causador da peste suína africana. Ele não tem qualquer parentesco com o novo coronavírus e não contamina seres humanos

Então é fake minha gente!


#Desmentido: Presidente Jair Bolsonaro visitou o novo trecho da transposição do Rio São Francisco

Você se lembra que falamos aqui na semana passada a respeito que o Presidente Jair Bolsonaro visitou o novo trecho da transposição do Rio São Francisco, pois bem, logo após surgiram muitas imagens fake nas Redes Socias e nos aplicativos de mensagem.

Dessa forma, uma foto que mostra soldados em obra no Rio São Francisco durante o atual governo, é falsa.

Essa imagem tinha como legenda “É a mídia não divulgou que foi o exército que trabalhou na obra da transposição do Rio, tudo que Bolsonaro faz eles tentam esconder, mais não adianta a internet é o maior meio de comunicação do mundo”.

Já da até pra perceber erros de linguagem na frase né, e, além disso, teve como referência uma foto durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.

Segundo o Exército, a imagem foi feita durante os trabalhos em Floresta no Pernambuco em 2011/2012. O 1º Grupamento de Engenharia do Exército informou que "a imagem em questão corresponde à construção da valeta de drenagem externa do canal de aproximação do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco".

Portanto está feito a checagem.


#éGolpe: ‘promoção da Liquigás’ que oferece ‘vale gás’ a 30 mil pessoas

Circula nas redes sociais que a Liquigás doará um “vale gás” para 30 mil pessoas. Na publicação, o usuário deve deixar um comentário para estar apto a receber o benefício.

A informação analisada pela Lupa é falsa. A publicação é um golpe que usa uma página falsa do governo federal para roubar informações pessoais do usuário. Em nota, a Liquigás informa que não está realizando tal campanha e que a marca está sendo utilizada de forma indevida.

“Trata-se de uma prática ilegal e prejudicial aos nossos consumidores. (…) Ressaltamos que as pessoas não devem clicar nesse link por se tratar de uma possível ação que possa causar algum risco para o usuário”,

Neste golpe, o usuário é solicitado a digitar a palavra “Parabéns” nos comentários da publicação. Após um breve período de tempo, a página entra em contato através do Facebook Messenger, e induz o usuário a acessar um site cujo domínio é “financastop.club”. Esse domínio não tem qualquer relação com a Liquigás ou com o governo federal, e é registrado usando o serviço NameCheap, que permite que a página seja registrada no exterior sem identificação.

Ao clicar nesse link, o usuário pode ser alvo de crimes virtuais como roubo de dados de acesso a redes sociais e cartão de crédito. Então minha gente, cuidado, não vai sair clicando em tudo que se vê.


#éGolpe: Coca-Cola está dando frigobar para quem entrar em site e compartilhar

Você recebeu aí na sua Rede Social ou no seu aplicativo de mensagem um link dizendo que Coca-Cola está dando frigobar para quem entrar em site e compartilhar? Pois bem isso é invenção, coisa fácil demais, cheque, não confie.

O boato foi o seguinte “Coca-Cola está dando um frigobar grátis para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem um link com amigos no WhatsApp”. A mensagem é alarmista, faz com que te pressione para que você acesse sem o seu consentimento, pra assim realizandoum golpe e roubar o seus dados. Para desmentir, parece uma história parecida com a Skol que estava dando um frigobar, desta vez usando o nome da Coca-Cola. Por isso, resolvemos buscar pela promoção nas redes sociais da Coca-Cola. Como era de se esperar, nada encontramos a respeito do assunto.

Portanto está feito a checagem.



#Compartilhe

3 Comentários


Deixe seu comentário








RichardGah

28/03/2021


<a href="https://club91808499.this.su/news/12">Доставка алкоголя якутск</a>

Charlesaccot

30/03/2021


<a href="https://kwork.ru/links/1017228/progon-khrumerom">Заказать прогон хрумером</a>

weblog6237

31/07/2021

http://theydeserveastamp.org/wp-content/plugins/formcraft/file-upload/server/content/files/160b62e0db3812---wc6vE.pdf

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes